sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Propriedades Coligativas


São propriedades das soluções que dependem exclusivamente da concentração de partículas dispersas de um soluto não-volátil, independendo da sua natureza. Ou seja, é a quantidade, e não a qualidade, das partículas do soluto dispersas na solução que irá influenciar na ocorrência dos chamados efeitos coligativos.
As quatro propriedades coligativas são: Ebulioscopia, Tonoscopia, Crioscopia e Osmometria. As três primeiras foram estudadas pelo físico-químico francês François-Marie Raoult, enquanto que a última foi estudada pelo também físico-químico holandês Jacobus Henricus Van’t Hoff.
A Ebulioscopia estuda a elevação do ponto de ebulição, a Tonoscopia o abaixamento da pressão de vapor e a Crioscopia o abaixamento do ponto de congelamento, sendo estas três propriedades coligativas caracterizadas pela diminuição da tendência de escape das moléculas do solvente pela adição das partículas do soluto não-volátil. Ao passo que, a Osmometria estuda a pressão osmótica de soluções, e a osmose diz respeito à difusão do solvente entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável, a fim de se atingir a mesma concentração em ambos os meios.  

Referências:

ATKINS, P. W; JONES, L. L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BRAATHEN, P. C. Química geral. Viçosa: 2009.

FELTRE, R. Química, v. 2. Físcio-química. 6 ed. São Paulo: Moderna, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário